terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Seja feliz com as suas finanças (Parte 1/2)




Estima-se que dentre tudo aquilo que nos preocupa:
87% nunca se realizam;
7% de fato ocorrem;
6% podem ser influenciadas por nós.

Você sabia disso?

Ocorre algo muito parecido nas finanças. Afinal, o medo de passar por uma dificuldade financeira está presente na maior parte das famílias em todo o mundo. Conforme vemos na estatística acima, nem todos os problemas podem ser evitados, mas a maior parte dos que envolvem finanças pode ser prevenida.

Muitas pessoas desejam enriquecer e poder consumir o tanto quanto quiserem. Porém, a verdadeira sensação de riqueza não se mede pelo tamanho da conta bancária, e sim pelo bem-estar, pela saúde e pela segurança financeira da família.

Então, para aproveitar o que a vida tem de melhor, cultive suas finanças saudavelmente seguindo os seguintes passos:


1 )      Gaste menos do que você ganha e poupe a diferença
Não adianta querer “abraçar o mundo inteiro” se seus braços não são longos o suficiente. Em outras palavras, a verdadeira sensação de bem-estar não provém da sua quantidade de consumo, mas da noção de que será possível quitar as suas dívidas e ainda manter um dinheiro guardado para emergências.

2)      Faça metas para o dinheiro que você pretende poupar
Não basta querer guardar o dinheiro apenas pelo prazer de guardá-lo. Se você não determinar finalidades ou objetivos para a sua poupança, rapidamente você perderá o interesse em poupar e poderá gastar seu dinheiro aleatoriamente.

Portanto, se você deseja fazer uma viagem no fim do ano, chame sua poupança de viagem. Caso queira fazer um churrasco de aniversário, chame-o de festa. Assim, você terá em mente a importância daquele dinheiro.


Leia a segunda parte...
Por Amanda Guimarães
Graduada em Ciências Econômicas (UERJ)
Mestranda em Ciências Econômicas (UERJ)


3